Reconhecimento parte 2 ...

O Popular (GO)
 16.12.2005  10:53

     Cidade
    IMPRENSA
    O Popular foi premiado em outro concurso nacional. Reportagem abordou falha em sistema de informações
    Maria José Silva
    O jornal O POPULAR foi mais uma vez contemplado com prêmio de concurso nacional. A jornalista Rosana Melo, da editoria de Cidades, recebeu na noite de quarta-feira a premiação na categoria regional Centro-Oeste do 2º Prêmio AMB de Jornalismo, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu no Blue Tree Hotel, em Brasília, com a presença de profissionais da imprensa e representantes da magistratura de todo o País.
    Instituído no ano passado, o Prêmio AMB de Jornalismo busca valorizar a informação do Judiciário na imprensa e, ao mesmo tempo, contemplar os autores das reportagens que contribuam para a aproximação da população aos serviços da Justiça. Num breve pronunciamento, o presidente da AMB, Rodrigo Collaço, destacou que a iniciativa tem a missão de contribuir para que o Judiciário esteja cada vez mais aprimorado e ao alcance das pessoas.
    O POPULAR foi premiado com a reportagem Falta de Dados Unificados Dificulta Combate ao Crime, publicada na edição de 21 de agosto. O trabalho jornalístico mostra falhas nos sistemas de informações criminais e de mandados de prisão do Estado e da União em razão da falta de serviço único, que tenha cadastrado toda e qualquer informação sobre pessoas que já cometeram delitos no País.
    Para produzir a reportagem, Rosana Melo, com o apoio da estagiária do convênio OJC/Faculdades Alfa, Thatiane Rocha de Abreu, fez pesquisa sobre os antecedentes criminais de alguns componentes do bando acusado do assalto frustrado à agência do Banco do Brasil de Maurilândia, em 10 de agosto. Na ação, um foi preso e quatro foram mortos em confronto com policiais federais. A jornalista constatou que sem a unificação de informações criminais, criminosos continuam agindo sem punição, aproveitando-se das falhas no sistema.
    Emocionada, Rosana Melo disse que a premiação da AMB representa uma vitória e ao mesmo tempo a incentiva a produzir reportagens aprofundadas, que evidenciam os problemas existentes nas instituições e proporcionam a melhoria dos serviços oferecidos à população. O primeiro lugar do 2º Prêmio AMB de Jornalismo na categoria nacional segmento jornal foi dado a uma série de reportagens sobre precatórios, publicada na Gazeta Mercantil. Ganhou o segundo lugar a reportagem Ameaçado pelo Narcotráfico, Juiz Federal Vive Confinado em Fórum, de José Maria Tomazela, de O Estado de S. Paulo. Já a terceira colocação coube ao trabalho Golpe Contra o Trabalhador, de Cássia Almeida, do jornal O Globo.
    Reconhecimento
    Também foram contemplados na categoria nacional do 2º Prêmio AMB de Jornalismo os segmentos revista, internet e TV e Rádio. A categoria regional avaliou trabalhos das cinco regiões do Brasil. A reportagem do POPULAR concorreu com outros 61 textos, de 37 jornais de todo o País. Os trabalhos selecionados foram publicados em uma revista editada pela AMB.
    Nos últimos anos, reportagens produzidas pela equipe do POPULAR têm conquistado prêmios nacionais e internacionais. Em setembro do ano passado, o suplemento Almanaque foi reconhecido pela Associação Mundial de Jornais como uma das publicações que melhor desenvolve programas de incentivo à leitura para crianças e adolescentes, recebendo menção especial no Prêmio Mundial Jovem Leitor.
    Há exatamente um ano, O POPULAR foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo de 2004 na categoria especial Informação Científica, Tecnológica e Ecológica. A reportagem Câncer Afeta 18 Vizinhos do Césio, da jornalista Marília Assunção, da editoria de Cidades, mostra um levantamento, feito pelas próprias vítimas, sobre as doenças entre os vizinhos das áreas atingidas pela radiação resultante do acidente, ocorrido em 1987.
    Em novembro deste ano, O POPULAR foi o primeiro colocado no Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito por uma série de reportagens produzida pela jornalista Deire Assis, também da editoria de Cidades. O POPULAR concorreu com reportagens de emissoras de TV, rádio e jornais de todo o País e chegou ao primeiro lugar na categoria imprensa após vencer também as categorias municipal e estadual do prêmio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração ao amor ...